Proportion
Categorias:Notícia
Etiquetas:,

Realizou-se, no passado dia 9 de dezembro, a Assembleia Geral Ordinária,  que teve a seguinte ordem de trabalhos:

  1.  Análise, discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento para 2023;
  2. Outros assuntos de interesse.

A reunião começou pelo Ponto 2, tendo a Presidente da Direção dado conhecimento dos resultados das conversações com o Município de Ovar, com vista à procura de soluções alternativas de apoio financeiro aos SSCTMO. Com efeito, ficou acordado que a autarquia continuará a utilizar espaços desta associação, nomeadamente, para a instalação da CPCJ; assim como novos espaços (Gabinete Médico e de Enfermagem) para a realização das consultas da Medicina no Trabalho e consultas de Psicologia. Acordou-se, ainda, que os SSCTMO disponibilizarão uma sala, no primeiro piso do edifício do Refeitório, destinada a todos os trabalhadores que pretendem trazer refeições de casa, apetrechada com microondas, mesas e cadeiras. A utilização destes espaços pelo Município, implicará um apoio financeiro mensal à associação.

Nas reuniões ocorridas com a edilidade, foi solicitado aos SSCTMO que dessem continuidade às atividades e serviços já disponibilizados e a incrementar, designadamente, a organização de mais rastreios na área da saúde e atividades desportivas de lazer e cultura. Foi ainda proposta a continuidade da Festa de Natal, para os filhos de todos os trabalhadores, incluindo os não associados, a aquisição e distribuição do Cabaz de Natal, bem como, caso se volte a realizar, colaboração na organização do Almoço de Natal.

Dilma Pinho concluiu este ponto, informando que terão de ser encontradas novas formas de apoio aos associados, uma vez que estes benefícios propostos pela Câmara Municipal passarão a abranger todos os trabalhadores, independentemente da sua condição de associados ou não.

Passando-se ao Ponto 1 da Convocatória, nomeadamente ao Plano de Atividades e Orçamento para 2023, a Presidente da Direção informou da intenção de se fazer uma alteração ao Regulamento, introduzindo-se a concessão de mais benefícios para os associados, nomeadamente, através de comparticipações de novos exames médicos não comparticipados, de medicação não comparticipada pela ADSE, assim como outros benefícios.

Ainda na área da Saúde, comunicou que se pretende promover um Rastreio do Cancro do Colo do Útero, que estava previsto para 2022 e que, por motivos alheios à associação, não se pode realizar. Referiu também que estão a decorrer conversações para a celebração de protocolos com duas novas entidades, uma na área de transporte de doentes, para apoiar os associados nas consultas ao exterior e uma outra que fornece equipamentos, nomeadamente, fraldas, canadianas, material de compensação, entre outros, para os associados que deles necessitem.

No que concerne ao Bar da CMO, Refeitório e Gabinete Médico, os mesmos continuarão em funcionamento, tendo como público-alvo todos os trabalhadores municipais.

No âmbito das atividades de Cultura, Lazer e Desporto, promover-se-á a realização do Passeio Anual fora do nosso Concelho, a realização de espetáculos culturais, em colaboração com outras coletividades e a Câmara Municipal, bem como a realização de algumas atividades de enriquecimento pessoal, tais como workshops em diversas áreas. Manter-se-á o apoio à equipa de Atletismo, que continuará a participar em provas distritais e nacionais.

Será dada continuidade à realização da Festa de Natal com a entrega de brinquedos aos filhos menores de 10 anos, dos associados; a entrega do Cabaz de Natal e os Torneios de Sueca e Malha.

A Tesoureira dos SSCTMO tomou a palavra, para explicação do orçamento da receita que, genericamente, é composto pelas receitas das quotas ordinárias dos associados, o produto das quotas suplementares a que correspondem as refeições, as receitas provenientes do Bar e o apoio financeiro da Câmara Municipal pela utilização das instalações.

Perante a intervenção da Presidente da Mesa, que referiu a eventual suborçamentação da despesa com as rubricas de gás e eletricidade, face às subidas de preços que se esperam para 2023, a Tesoureira informou que foi já previsto um aumento, contudo, a concretizarem-se os cenários mais pessimistas, poderá haver necessidade de se fazerem reforços nestas rubricas.

Nada mais havendo a debater relativamente a este ponto, foram submetidos a votação o Plano de Atividades e Orçamento para 2023, tendo sido aprovados por unanimidade.

Seguiu-se um período com a intervenção de alguns associados, que colocaram questões de caráter genérico.

No final, a Presidente da Mesa da Assembleia tomou a palavra para encerrar os trabalhos e desejar votos de Festas Felizes a todos os presentes.

Na reunião, estiveram presentes 14 associados, incluindo os elementos que compõem os Órgãos Sociais.

Para consultar a ATA desta reunião, consulte aqui.

 

 

Relacionado